terça-feira, setembro 27

SE NÃO PUDER CONTAR COMO FEZ, NÃO FAÇA

Em uma corrida de cross-country 2012, em Navarra, Espanha, o queniano Abel Mutai, medalha de ouro nos três mil metros com obstáculos em Londres, estava a pouca distância da linha de chegada diminuiu a velocidade pensando que já havia cumprido a prova. Logo atrás vinha outro corredor, o espanhol Iván Fernández Anay a.
Começou a gritar para que o queniano ficasse atento, mas este não entendia que não havia ainda cruzado a linha de chegada. O espanhol, então, o empurrou em direção à vitória. Após o lindo ato de fair play, há uma coisa maravilhosa que aconteceu.
Com a imprensa inteira ali presente, um jornalista, aproximando o microfone do corredor espanhol, perguntou:
“Por que o senhor fez isso?”. O espanhol replicou: “Isso o quê?”. Ele não havia entendido a pergunta, pois não pensou que houvesse outra coisa a ser feita que não aquilo que ele fez. O jornalista insistiu: “Mas por que o senhor fez isso? Por que o senhor deixou o queniano ganhar?”. “Eu não o deixei ganhar. Ele ia ganhar”. O jornalista continuou: “Mas o senhor podia ter ganho! Estava na regra, ele não notou...”. “Mas qual seria o mérito da minha vitória, qual seria a honra do meu título se eu deixasse que ele perdesse?”. E continuou, então, dizendo a coisa mais bonita envolvendo a questão da ética do cotidiano: “Se eu ganhasse desse jeito, o que ia falar para a minha mãe?”. Como mãe é fonte de vida, ela é a última pessoa que se quer envergonhar. Porque ética tem a ver com vergonha na cara, com decência, a última pessoa que se quer envergonhar é a mãe.

Fonte: Recebi um vídeo no whatsApp a algum tempo atrás de Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho, e tentei transcrever aqui o que foi narrado.

*Desculpe-me pela demora de postagens novas, estou tendo alguns transtornos e mudanças, que logo estaremos de volta ao normal*

Nenhum comentário:

Postar um comentário