domingo, agosto 28

UNIVERSIDADES GRATUITA SÓ PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS (PL 782/2015)

Um fato que muitos reclamam, e com razão, é o fato de alunos de escolas particulares, que cursaram da pré-escola até terminar o ensino médio pagando, tendo assim (na maioria das vezes) um melhor resultado na aprendizagem e uma melhor educação, ocuparem as vagas em universidades públicas.
Agora o senado discute o Projeto de Lei 782/2015, que propõe as cobranças de mensalidade de alunos com renda mensal superior a 30 salários mínimos cerca de R$ 26.400 por domicílio.


Marcelo Crivella (PRB-RJ), senador e candidato a prefeitura do Rio de Janeiro, autor do projeto, justifica dizendo “a maior parte das vagas nas instituições públicas é ocupada por estudantes que poderiam pagar seus cursos nas universidades privadas, isso impede, direta ou indiretamente que as vagas sejam oferecidas a estudantes carentes.” A proposta entra em conflito com o Artigo 206 da constituição, que garante a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.


Joel Pinheiro, gestor de redes sociais do Partido Novo, é a favor de que o ensino nas universidades públicas se torne pago. “as universidades públicas têm estudantes com uma renda familiar muito mais alta do que os estudantes das faculdades particulares. Os alunos de renda mais baixa pagam a mensalidade do ensino privado e ajudam a pagar, com seus impostos, o ensino público. Além de promover a injustiça social, o ensino público gratuito cria um desequilíbrio financeiro muito sério na administração pública”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário